>

A pandemia e as novas oportunidades

Publicado em: 10 de setembro de 2021
Por Comunicação Joel Nunes

A pandemia do novo coronavírus impactou não apenas o Brasil, mas o mundo inteiro. Uma das áreas mais afetadas foi a economia, e a crise causada pela pandemia atingiu diretamente a fonte de renda de milhões de pessoas.
No Brasil, mais de 700 mil empresas fecharam as portas desde o início da pandemia, a crise afetou, principalmente, as pequenas e médias empresas. Nesse período alcançamos o triste número de 14 milhões de desempregados.


Por mais que a pandemia tenha deixado marcas profundas e negativas em nosso país, nossa economia começa a se reerguer, segundo informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), no primeiro semestre deste ano foram criadas mais de 1,5 milhão de vagas de emprego com carteira assinada no Brasil. Esse é um saldo positivo já nos primeiros seis meses de 2021.


Além disso, algumas mudanças causadas pela pandemia foram aproveitadas por empreendedores, que utilizaram as limitações impostas pela doença para lançar novos produtos e serviços. Essas pessoas enxergaram oportunidades e apostaram em um negócio próprio. Segundo informações do portal do desenvolvimento do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), no ano passado o Brasil teve um recorde de empresas abertas. Os dados do Ministério da Economia revelam o registro de 2,6 milhões novos microempreendedores individuais (MEI) apenas em 2020, representando um aumento de 8,4% em relação ao ano de 2019. Dessa forma, essa categoria de empreendedores chegou ao total de 11,2 milhões de negócios ativos no país.


Muitas pessoas já nutriam o sonho de ter o seu próprio negócio, e a pandemia acelerou esse processo. Novos empreendedores surgiram e muitos associaram o conhecimento da área escolhida ao uso de ferramentas digitais (redes sociais, aplicativos, vídeos, plataformas e blogs).


A pandemia não acabou e o mundo ainda se recupera dos impactos causados por ela. Mesmo passando por tantas dificuldades, persistir é a única forma para vencermos os problemas.

ASCOM – Vereador Joel Nunes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mande um Whatsapp