>

A luta pelos cuidados da pessoa idosa

Publicado em: 18 de fevereiro de 2022
Por Comunicação Joel Nunes

Créditos: Pexels

O envelhecimento elevado da população vem ganhando destaque no mundo inteiro. Em nosso país, informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram que mais de 32 milhões de pessoas estão na terceira idade. Com estimativas de que em 2060, um quarto da população (25,5%) deverá ter mais de 65 anos.

É considerado idoso o habitante de país desenvolvido com 65 anos ou mais e o habitante com mais de 60 anos que mora em país em desenvolvimento. No Brasil, a Lei considera idosa a pessoa a partir dos 60 anos.

A nossa Constituição Federal (CF/88) garante proteção e cuidado para a pessoa idosa. Em seu artigo 230, a CF afirma:

“A família, a sociedade e o Estado têm o dever de amparar as pessoas idosas, assegurando sua participação na comunidade, defendendo sua dignidade e bem-estar e garantindo-lhes o direito à vida. ”

Já o Estatuto do Idoso (Lei nº10.741), que está em vigor desde o dia 1º de outubro de 2003, tem como objetivo assegurar direitos fundamentais e promover inclusão social em favor dessa população.

Infelizmente, muitas vezes esses direitos não são verdadeiramente assegurados por causa de políticas públicas insuficientes, principalmente quando se trata da saúde destes cidadãos.

Procurando ações para promover melhorias na qualidade de vida dos nossos idosos, o Vereador Joel Nunes (Republicanos) protocolou a indicação nº 5782/2021, na Câmara Municipal de Osasco, solicitando ao prefeito Rogério Lins, a instalação de um Centro de Atenção ao Idoso (CAI), na Zona Norte da cidade. Atualmente, o município conta com apenas duas unidades do CAI, mas ambas ficam na Zona Sul, sendo necessário uma unidade que contemple os moradores da Zona Norte.

“O Centro de Atenção ao Idoso é voltado para pessoas acima de 60 anos e oferece atendimento básico em Saúde como, por exemplo, consulta em diversas especialidades como gerontologia, cardiologista, clínico geral, odontologia, fisioterapia, urologia, psicologia, além da terapia ocupacional, tudo em um ambiente todo estruturado”, comentou Nunes, ressaltando a importância do equipamento na região.

“Envelhecer com dignidade é um direito de todos, continuarei lutando para promover qualidade de vida para os idosos da nossa cidade”, afirmou o vereador republicano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mande um Whatsapp