>

Depressão infantil: Saiba quais são os sinais de alerta.

Publicado em: 21 de agosto de 2023
Por Comunicação Joel Nunes

Imagem: Freepik

Nunca se ouviu falar tanto sobre depressão como nas últimas décadas, estima-se que mais de 350 milhões da população mundial sofrem com essa doença. Infelizmente ela não escolhe cor, idade, sexo ou condição social, afeta o emocional, causando oscilação de humor e sentimentos que podem desenvolver outros tipos de doenças nas pessoas.

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) em 2021, mostraram que a depressão entre crianças na faixa dos 6 aos 12 anos saltou de 4,5% para 8% na última década, revelando que a doença mental é diagnosticada cada vez mais cedo entre jovens e crianças.

A depressão infantil se manifesta de maneira diferente em comparação com adultos. Em vez de expressar predominantemente os sentimentos de tristeza profunda, as crianças deprimidas podem exibir comportamentos como irritabilidade persistente, mudanças de padrões de sono e alimentação, falta de energia, dificuldade de concentração, baixa autoestima, dores de cabeça ou estômago sem causa aparente e perda de interesse nas atividades que antes lhes davam prazer.

Muitos eventos podem ocasionar ansiedade e a depressão, seja traumas na infância, como a perda de um familiar querido, mudança de município, separação dos pais, bullying na escola, abusos, violências, entre outros fatores. Os pais ou responsáveis devem ficar atentos aos indicativos, mudança de comportamentos que podem ser percebidos por aqueles que estão mais próximos.

Se houver suspeita de depressão, buscar ajuda profissional é essencial. O auxílio da família e amigos são extremamente importantes nessa fase, vale ressaltar também que o apoio espiritual aliados a fé e ao acompanhamento médico são imprescindíveis para o avanço no tratamento da saúde mental do indivíduo.

Existem várias instituições voluntárias que desempenham um papel vital ao oferecer suporte as crianças e jovens que enfrentam uma difícil batalha contra a depressão.

O projeto Help, desde a sua criação em 2017, tem como objetivo ajudar jovens que têm depressão, ansiedade, sofre com automutilação e desejo de suicídio. São milhares de voluntários espalhados pelo Brasil, que ajudam e orientam pessoas que sofrem com os problemas que um dia eles também sofreram e superaram.

Entre as ações, o grupo promove palestras, atendimentos e ações visando chamar a atenção da sociedade para o tema, pois a missão é tratar deste assunto não só em setembro.

✅Conheça mais sobre o projeto por meio do site abaixo:

https://projetohelp.com/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mande um Whatsapp